Resenha: The 100 - Os Escolhidos















Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 288
Autora: Kass Morgan

Sinopse: Os Escolhidos - Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


Para aqueles que curtem a série de TV,  eu recomendo que não leiam com grandes expectativas.
O livro é bem interessante, mas, se comparássemos com a série, observaríamos mudanças drásticas (na construção de personagens, nas relações, cenários etc). 
The 100 é narrado por quatro personagens, alternadas em cada capítulo: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Esse tipo de narrativa é chamativo, pois podemos ter diferentes visões da mesma situação!
A história se baseia num período pós-guerra, em que os seres humanos deixaram de viver na Terra (por conta dos altos níveis de radiação) e passaram a habitar uma espaçonave (a Colônia) dividida entre Phoenix ("a classe alta"), e Walden e Arcadia ("classes baixas"). O desenvolvimento do enredo é dado quando percebem uma falha no sistema de oxigênio, surgindo a necessidade de "testar" a Terra (saber se é possível conviver com os níveis de radiação e oxigênio, e as destruições provocadas pela guerra). 
No entanto, a incerteza sobre a habitação da Terra leva o Conselho à questão: "Quem irá se arriscar?", e, dessa forma, decidem enviar 100 prisioneiros (por terem se tornado  "descartáveis"). 
As personagens Glass e Bellamy me surpreenderam, tanto pelas histórias pré-Terra quanto durante. Clarke e Wells são um tanto infantis, deixando muito a desejar. Há presença de um romance proibido bem instigante, e nota-se que Kass Morgan explorou mais as relações entre os personagens à própria distopia. 
O desfecho de Os Escolhidos deixa muitas pontas soltas. Contudo, nas últimas páginas, temos a aparição dos primeiros "Terráqueos", fazendo com que  o leitor fique muito curioso para conferir o próximo volume (Dia 21)! 

Postar um comentário

Postar um comentário